Primeiros Socorros em Recém Nascidos

 Primeiros Socorros

Em diversas situações o recém-nascido apresenta um conjunto de alterações que não simbolizam especificamente uma doença, mas demonstram que a saúde da criança não está completamente plena.

 
Alguns sinais funcionam como alerta, e as mães devem estar atentas a esses detalhes:
  • Perda de apetite;
  • Vômitos;
  • Regurgitações frequentes;      
  • Pouco ganho de peso;
  • Diminuição da atividade;
 Há muitas explicações para os sintomas, sendo que as Septicemias, que se caracteriza pela presença de micro organismos e suas toxinas na corrente sanguínea, provocando desta maneira uma infecção generalizada.

Meningites (inflamação aguda ou crônica das meninges) e as Hemorroidas (provocada pela dilatação das veias varicosas do ânus), são as causas mais populares.
Diante de tal situação, as mães precisam estar em alerta e procurar auxílio médico o mais breve possível caso a criança apresente algum dos sintomas descritos anteriormente. 

Inúmeras vezes pode ocorrer o aumento da temperatura corporal do recém-nascido. Retiradas as doenças que podem causar febre, a falta de líquido ou agasalhos em excesso podem ser as causas mais comuns. Desta maneira, este aumento de temperatura é temporário e é conhecido como “febre da sede”. Principalmente no verão, quando há um risco eminente à desidratação, as mães devem atentar-se a essas possibilidades. 

Lembrando sempre que o leite materno é muito importante no desenvolvimento da criança. Deste modo, não há a necessidade de nenhum outro alimento até os seis meses de vida, salvo somente sob prescrição médica.

Não são raras às vezes em que crianças apresentam secreção sanguinolenta no local da cicatrização do umbigo, após o mesmo cair. Geralmente isso não provoca problemas maiores, porém é necessário que a região permaneça sempre limpa e seca. Outra situação bem corriqueira é o surgimento de um granuloma (carne esponjosa) no umbigo.
Nesses casos é imprescindível procurar orientação médica.




Em seus primeiros dias de vida, os recém-nascidos apresentam uma grande quantidade de evacuações com fezes amarelo-esverdeadas, semi liquidas e com grumos. Isso ocorre devido ao efeito laxativo do leite materno, juntamente com o processo de adaptação do trato gastrointestinal do bebê, ou seja, o leite materno pode causar diarreia porque o intestino do bebê ainda não está completamente formado.

A regurgitação também é outra situação bem comum, ocorre quando o leite é expulso do estômago logo após ser engolido, antes de ser digerido.  Normalmente não causa peso sobre o estado geral do bebê, nem sobre o ganho de peso do mesmo.
O nascimento de uma criança é um evento mágico na vida de muitas mulheres. Faz-nos amadurecer e enxergar a vida sob uma nova visão, pois agora em nossas mãos encontra-se um ser completamente puro, livre de maldades. E como mães, devemos sempre assegurar que o bebê está protegido, bem cuidado e acima de tudo, garantir que ele está sendo amado.

Você também pode gostar

0 comentários