A comunicação é uma necessidade humana básica e o fundamento para estabelecer uma relação entre enfermeiro e paciente, através de ideias, pensamentos e emoções. A interação entre o enfermeiro qualificado e o paciente progride para um nível terapêutico, no qual o enfermeiro oferece atividades dirigidas para ajudar o paciente que se sente mais a vontade para compartilhar seus sentimentos.
As habilidades essenciais interpessoais incluem a empatia e uma atitude de não julgamento da comunicação verbal e não verbal, ser paciente e sensível aos sinais do paciente, oferecendo o feedback de maneira adequada.
Os elementos básicos da comunicação incluem:
Os enfermeiros aprende a comunicação eficaz, mas isso requer pratica como qualquer outra habilidade. Uma atitude de aceitação é útil para promover a comunicação aberta. Para ouvir efetivamente, deve-se encarar o paciente manter o contato visual, prestar atenção no que ele está transmitindo e dar o retorno para verificar a compreensão exata. Esse processo deve ser feito mesmo se o enfermeiro discordar da resposta do paciente e necessário que se aceite seu direito e opinião. Essa atitude evita com que o enfermeiro entre em desacordo com o paciente. E de estrema importância que a comunicação ocorra em um ambiente adequado, permitir tempo suficiente para o paciente formular sua resposta e facilitar a comunicação de acordo com as circunstâncias e necessidades do paciente.
Fatores que influenciam a cominicação
Percepções: Opiniões pessoais baseadas em experiências passadas.
Valores: Crenças que um indivíduo considera importante na vida.
Emoções: Sentimentos subjetivos sobre a situação (p.ex. raiva, medo, frustração, medo, dor, ansiedade, aparência pessoal)
Antecedentes socioculturais: Linguagens, gestos e atitudes comuns para o grupo especifico de pessoas relacionado à origem da família, ocupação ou estilo de vida.
Grau de conhecimento: Nível de escolaridade e experiência que influenciam a base de conhecimento de um indivíduo.
Papéis e relacionamentos: A conversa entre dois enfermeiros difere da conversa entre enfermeiro e paciente.
Ambiente: O ruído, falta de privacidade e as distrações influenciam na eficácia.
Espaço e territorialidade: A distancia de 45 cm a 1,2m é ideal para sentar-se com um paciente para uma interação.
Respostas e comportamentos inadequados
- Não ouvir
- Falar muito
- Parecer muito ocupado
- Usar clichês
- Parecer desconfortável com o silencio
- Rir nervosamente
- Não prestar atenção
- Sorrir inapropriadamente
- Ser teimoso
- Mostrar desaprovação
- Evitar temas sensíveis
- Sentimentos depreciativos
- Minimizar problemas
- Ser superficial e defensivo
- Mudar de assunto e ficar nos problemas pessoais do enfermeiro
- Ter uma postura fechada e fazer observações impertinentes e sarcásticas
- Ignorar o paciente, mentir, não ser sincero fazendo falsas promessas e outros
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