Refluxo: Conheça alguns alimentos que podem ajudar a dininuir os sintomas


A doença do refluxo gastroesofágico ou DRGE ocorre quando o esfíncter inferior do esôfago (EIE) não se fecha apropriadamente e o conteúdo do estômago extravasa de volta para o esôfago. O EIE é um anel de músculo na parte inferior do esôfago que age como uma válvula entre o esôfago e o estômago. O esôfago transporta o alimento da boca para o estômago.



Quando o ácido refluído do estômago toca a parede do esôfago, ele causa uma sensação de queimação no tórax ou garganta denominada pirose (azia). O gosto do líquido pode até ser sentido na parte de trás da boca e é chamado de indigestão ácida. A azia que ocorre mais que duas vezes numa semana pode ser considerada DRGE e ela pode, eventualmente, conduzir a problemas mais sérios de saúde. 
Trata-se de um dos problemas mais comuns relacionados ao aparelho digestivo. Estima-se que cerca de 45% da população ocidental relate a ocorrência de um episódio de refluxo por mês e que 5 a 10% destes indivíduos façam referência diária ao sintoma. O refluxo é mais comum em idosos e em gestantes. 



O refluxo pode ocorrer devido a alguns hábitos alimentares ruins ou até mesmo estresse.
Determinados medicamentos ou substâncias, como o álcool, a cafeína ou o cigarro, favorecem o refluxo, que é um dos transtornos mais habituais (15% da população adulta é afligida por ele pelo menos uma vez por semana e 7% diariamente).

Como evitar o refluxo gástrico

  • Evite se deitar imediatamente após comer, principalmente depois do jantar. Deixe passarem algumas horas de acordo com o tempo “normal” que seu organismo leva para fazer a digestão;
  • Não coloque mais almofadas para elevar a cabeça quando for deitar, porque isso apenas flexionará seu pescoço, causando problemas. Na realidade, o que devemos elevar é todo o tronco superior e não apenas o pescoço;
  • Não use roupas ou acessórios muito apertados na hora de comer, o melhor são roupas que cedem, assim não ficarão muito apertadas no corpo;
  • Alimentos gorduroso favorecem o aparecimento de refluxo gástrico
  • Não faça refeições muito abundantes. É preferível que sejam seis porções pequenas ou duas moderadas;
  • Corte ou reduza o consumo de álcool e abandone o cigarro;
  • Evite alimentos e bebidas que relaxam o esfíncter esofágico, como, por exemplo, os chocolates, molhos, refogados, etc.
  • Evite fazer exercícios com movimentos bruscos, agachamentos, levantar pesos, etc. logo após as refeições;
  • Tente reduzir ao máximo o estresse;

Você também pode gostar

0 comentários