Como o distúrbio ansiedade canina afeta a saúde do pet



Cães podem desenvolver ansiedade pela ausência do dono, por barulho e falta de atividades. Sintomas podem ser agravados e vão desde lambedura excessiva da pata até a falta de apetite.


Ao contrário de alguns anos atrás, o cachorro já não é mais visto apenas como um cão de guarda e sim como um ente da família e, em muitos casos, também é tratado como um “filho pet”, sendo cada vez mais humanizado pelo tutor.

o número de animais de estimação dentro das residências aumenta cada ano. De acordo com os números levantados pelo IBGE e atualizados pela inteligência comercial do Instituto Pet Brasil – sobre a população de animais de estimação em todo o território nacional –, cerca de 54,2 milhões de cães já fazem parte de alguma família em todo o país. 

A humanização dos animais é uma realidade que pode resultar em uma grande dependência emocional do tutor e do cão, contribuindo para que o pet desenvolva distúrbios como ansiedade, hiper apego e depressão.

Lambedura excessiva da pata, comportamento eufórico, necessidade de marcar território em vários cantos da casa ou até mesmo no próprio dono, esses são alguns dos sintomas de ansiedade canina, que pode afetar a saúde do animal.

Esse distúrbio pode ser atacado a qualquer momento no cão, seja por uma crise de ansiedade de separação ou ansiedade por barulho, qualquer uma delas é um sofrimento para o animal e precisa ser tratado.

Você também pode gostar

0 comentários