Os cuidados apropriados são capazes de promover a reparação tecidual das feridas e consequentemente , o restabelecimento da integridade da pele. Os enfermeiros tem um papal importante no cuidado de uma ferida de um paciente.
O processo de reparação tecidual das feridas e extremamente complexo, envolvendo uma série de processos entre células e tecidos. A localização, gravidade e extensão da lesão, camadas de tecidos envolvidas afetam a reparação tecidual das feridas, esse processo estar relacionado a numerosos fatores intrínsecos e extrínsecos.
Uma ferida de espessura parcial ( perda de tecido até a epiderme e derme parcial) restaura-se por regeneração. Entretanto, uma ferida de espessura total ( perda total da camada de pele, assim como de alguns tecidos mais profundos) restaura-se com a formação de cicatriz, que é subdividido em quatro fazes.
1 Hemostasia: Contração dos vasos sanguíneos: Os fatores de coagulação ativam a cascata da coagulação para interromper o sangramento. A formação de coágulo sela os vasos rompidos e assim a perda sanguínea e controlada. O coágulo também age como uma barreira bacteriana temporária. São liberados fatores de crescimento, que atraem as células necessárias para começar o reparo tecidual.
Inflamação: Com a vasodilatação, plasma e células sanguíneas extravasam para o interior da ferida, traduzindo-se clinicamente em edema, eritema e exsudato. Os leucócitos atingem a ferida e começam a limpeza. Os macrófagos aparecem e regulam o processo de reparação da ferida. Em um paciente com uma ferida não complicada, o resultado da fase inflamatória é a obtenção de um leito de ferida limpo.
Proliferação: A epitelização ( a construção da nova epiderme ) tem inicio. Ao mesmo tempo, forma-se novo tecido de granulação, são criados novos capilares, restaurando a entrega de oxigênio e nutrientes para o leito da ferida. O colágeno é sintetizado e começa a fornecer força tênsil e integridade estrutural para a ferida. A contração reduz o tamanho da ferida.
Remodelagem: O colágeno é remodelado para se tornar mais forte e fornecer força tênsil à ferida. A aparência de uma ferida não complicada será uma cicatriz com restauração da integridade da pele.
0 comentários