Nações mais pobres estão mais comprometidas com a conservação da vida selvagem
- 05:26
- By simoni
- 0 Comments
Quando os elefantes são caçados e rinocerontes são abatidos, é frequentemente perguntado por que os países em que vivem não estão fazendo mais para proteger sua vida selvagem. No entanto, uma nova análise de como as nações comprometidas são para a conservação constatou que os países menos ricos estão realmente fazendo mais para proteger seus animais selvagens do que os países mais ricos.
Embora a África tenha de lidar com muitas questões graves, com muitas partes lutando contra a pobreza e a instabilidade política, o continente foi realmente a região do mundo mais comprometida com a conservação. Em contrapartida, o relatório constatou que cerca de um quarto dos países da Ásia e um quarto dos países europeus têm um desempenho inferior e devem fazer muito mais para proteger os seus animais maiores.
A equipe da Unidade de Pesquisa de Conservação de Vida Selvagem da Universidade de Oxford, em conjunto com a organização de conservação Pantera, construiu um Índice de Conservação de Mega fauna (MCI) que visa avaliar cada país sobre como eles estão preservando sua maior vida selvagem. Desde que um grande número dos animais os mais grandes - tais como gorilas, elefantes, e tigres - enfrenta a extinção, e o fato que jogam frequentemente um papel crítico nos ecossistemas, os investigadores decidiu focalizar primeiramente nestes.
A equipe usou três medidas principais para avaliar o quanto cada país estava comprometido com a conservação. Em primeiro lugar, eles analisaram o quanto o país está ocupado pela mega fauna. Eles então avaliaram qual a proporção dos grandes animais dentro de áreas protegidas e, finalmente, analisaram quanto dinheiro cada país estava gastando em conservação - tanto interna como internacionalmente - em relação ao seu PIB.
Quatro dos cinco países com melhor desempenho foram encontrados na África, com Botsuana, Namíbia, Tanzânia e Zimbábue reivindicando os primeiros lugares, enquanto os Estados Unidos ocuparam o 19º lugar.
A razão pela qual as nações mais pobres estão fazendo melhor para proteger seus animais maiores não é simplesmente porque eles são mais propensos a ter a mega fauna sobreviver dentro de suas fronteiras, como o índice leva em conta o dinheiro gasto em conservação internacional. Eles suspeitam que poderia ser porque essas nações tendem a valorizar mais a sua vida selvagem. O turismo, por exemplo, pode representar uma proporção maior do seu PIB.
Então, como as nações podem aumentar sua classificação? "Há três maneiras", explica o Dr. Peter Lindsey em um comunicado . "Em primeiro lugar, eles podem" restaura a vida selvagem através "suas paisagens, reintroduzindo mega fauna e / ou permitindo que a distribuição de tais espécies aumentem. Eles também podem reservar mais terras como áreas estritamente protegidas. E eles podem investir mais na conservação, seja em casa ou no exterior. "
A equipe espera que sua pontuação se torne uma medida anual do que cada país está fazendo para proteger sua vida selvagem e que as nações irão se esforçar para melhorar a cada ano.
0 comentários