Tireoide! Como posso ajuda-lá?

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas em um adulto.




Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. O que não significa que sejam malignos. Apenas 5% dos nódulos são cancerosos. O reconhecimento deste nódulo precocemente pode salvar a vidas e a palpação da tireoide é fundamental para isso

A tireoide age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Comparada a outros órgãos do corpo humano é relativamente pequena. É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso ou em      quantidade insuficiente.


  • hipertiroidismo.

    Os hormônios são liberados em excesso. O nosso corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara; o intestino solta; a pessoa fica agitada; fala demais; gesticula muito; dorme pouco, pois se sente com muita energia, mas também muito cansada.
  • hipotireoidismo.

     Com a falta de T3 e T4, tudo começa a funcionar mais lentamente no corpo: o coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido. Ocorrem, também, diminuição da capacidade de memória; cansaço excessivo; dores musculares e articulares; sonolência; pele seca; ganho de peso; aumento nos níveis de colesterol no sangue; e até depressão. Na verdade, o organismo nesta situação tenta "parar o indivíduo", já que não há “combustível” para ser gasto. 


    Fica a Dica! 

    Pare de beliscar. Problema de tireoide ou não, esse hábito é um inimigo de uma dieta equilibrada e atrapalha o metabolismo. 
    Equilibre a sua refeição. Certifique-se de equilibrar o menu com base no índice glicêmico de cada alimento. Você pode muito bem comer uma porção de arroz branco se for acompanhado por verduras e filé de peixe. No entanto, a sobremesa deverá ser bem leve. Quer um pudim? Então substitua o arroz por legumes.

    Evite alimentos processados. Eles contêm muito açúcar, a sua ingestão nutricional é menor e o impacto calórico muito grande . Cozinhar seus próprios alimentos permite controlar melhor o conteúdo de seu prato.

    Prefira congelados a enlatados. A maioria dos alimentos enlatados ou em conserva são muito cozidos (ervilha, por exemplo) enquanto a oferta congelada apresenta uma oferta um pouco mais “crua”.

    Incorporar pelo menos dois vegetais por refeição. Para cuidar da tireóide, nada como uma combinação composta de um vegetal cru, uma porção de proteína cozida e / ou um cereal.
    Prefira frutos do mar por duas razões : Eles têm zero de IG e incluem uma generosa quantidade de iodo e selênio. Fontes de ácidos graxos, contribuem mais para a nossa saúde cardiovascular. A vantagem real para todos aqueles que sofrem de hipotireoidismo (deficiência da produção de hormônio da tireoide), muitas vezes acompanhado por aumento de colesterol no sangue.

    Óleo de cozinha. Disfunções da tireoide são geralmente fontes de ansiedade. Para proteger a permeabilidade das paredes neuronais, nada como ácidos gordos essenciais a partir de óleos vegetais para cozinhar, preferencialmente azeite ou óleo de canola, mas use com moderação.

    Não cozinhe excessivamente os alimentos. Isso permite não danificar esses nutrientes. Se possível, prefira cozinhar a vapor ou no forno (160 ° max). Leve também em consideração o fato de que o cozimento aumenta o índice glicêmico. Por exemplo, é melhor cenouras mais crocantes.

    Abuse das sopas. Muito simples de fazer, eles podem variar o gosto pelas misturas. Evite batatas que o IG é muito alto. Prefira abobrinha .

    Beba água. O IG dos sucos frutas e refrigerantes é relativamente alto, por isso devem ser evitados. Quanto ao álcool, optar por produtos de qualidade, como vinho tinto ou champanhe, porque seu IG é baixo.



    Os alimentos são aqueles que contêm mais iodo, ou seja, algas secas, alho, moluscos marinhos, peixe, marisco, abacaxi, cebola, ovos, nozes, grãos ou carne. Aqueles que contêm mais selênio: massas integrais, carnes vermelhas, cogumelos, pão integral e legumes.

    Fonte: emagrecer com vida e saúde /  endocrino.org.br

Você também pode gostar

0 comentários