A relação entre Exclusões Sociais e Doença Mental



   A Sociologia surgiu, no século XVIII,com ideias e valores sociais a Liberdade, a Igualdade e a
Fraternidade. A exclusão social, de uma forma genérica, é um processo social, acelerado pelas condições sociais, contínuo e nunca absoluto, isto é, ninguém está totalmente excluído, como também, ninguém está totalmente incluído. 
 
 Exclusões sociais podem ocasionar doença metal  como a  Esquizofrenia e  Depressão.

  A doença mental é proveniente de diversas causas e acontece com a correlação de factores biológicos, psicológicos e sociais. Os fator de  vulnerabilidade à exclusão social, procura identificar e compreender as desvantagens que podem ocorrer quando um indivíduo possui um diagnóstico de depressão ou de esquizofrenia.

 Exclusões sociais pretende compreender a situação social e perceber as vulnerabilidades sociais de um conjunto de pessoas, onde a sua homogeneidade é resultante de um diagnóstico de uma doença mental. O conhecimento leigo leva, muitas vezes, a confundir a deficiência com doença mental, mas convém deixar claro, que a doença mental não é uma deficiência mental.
 
A doença mental não pressupõe uma insuficiência das capacidades cognitivas, mas antes, uma alteração com diversos graus de gravidade, podendo ser aguda ou cronica e, ao contrário da deficiência, pode ser tratada e curada. Ainda que estas definições não sejam, de todo claras, deixam bem patente a distinção entre a doença e a deficiência.

 De forma sintética, a doença mental consiste num fenómeno social, que transcende ao indivíduo, isto é, a explicação biológica e/ou psicológica não é suficiente. Todavia, têm sido recorrentemente citados grupos vulneráveis à exclusão social e à doença mental que advêm desta nova ordem social, mais propriamente das consequências diretas. Por exemplo, podemos expor: os imigrantes; os pobres; os desempregados. Grupos específicos como as comunidades hippie, homossexuais e etc. 


O processo de desconstitucionalização da doença mental está ainda em curso e de forma lenta, mas com a chegada da pandemia COVID 19 o numero  de pessoas vulneráveis à  uma doença mental, mais concretamente com depressão aumentou significativamente. A gravidade da doença e o distanciamento
das relações  entre os quatro pilares fundamentais da sociedade: o Estado, o trabalho, a comunidade e a família, assim   podendo ter  um quadro de doenças mentais ocasionado pela exclusões sociais.
 

Para se manter mais tranquilo e equilibrado diante da pandemia. Procure atividades que te deixe confortável e aprenda algo novo. 
* Durma bem
* Ligue para os familiares ou amigos
*Desconecte da TVs (jornais)
*Cozinhe.
*Bordar.
*Abra um canal, loja ou site Online;

O importante e inovar e manter a calma.

Você também pode gostar

0 comentários