3 Causas comuns da ansiedade canina


Os cães possuem excelente memória e demonstram distúrbios comportamentais e fobias relacionados a eventos negativos que ocorreram muitos anos antes. Algumas situações de rotina simples do tutor como sair para trabalhar, por exemplo, podem remeter à uma situação de medo de ficar sozinho ou de ser abandonado pelo dono para o cão, influenciando o comportamento ansioso no pet. 

A ansiedade é um tipo de estresse que pode ser causada por inúmeros fatores como, por exemplo, falta de liderança, traumas, medos, ausências, entre outros. O distúrbio é uma doença séria que compromete o bem-estar do cão, afeta os hormônios, neurotransmissores e outras substâncias químicas no organismo do animal, gerando problemas de saúde ainda mais sérios.

A ausência do dono gera muita insegurança já que o tutor se torna o único elo do animal com o mundo externo. Embora você tenha suas atividades e não pode deixa-las sem fazer por causa dos seu bixinho ainda sim e importante a ficar atento as senquintes situações.

  • Falta de convívio: a maioria dos cães não possui estabilidade emocional para ficar sozinho o dia inteiro. Eles precisam de companhia, não necessariamente em tempo integral, mas o mínimo necessário para que haja um processo de interação entre seu tutor para que criem um vínculo emocional. A ausência deste convívio, pode contribuir para que o pet reaja tentando chamar a atenção do dono, por meio de comportamentos inadequados, pois o cão não aprendeu quais são seus limites.
  • Ansiedade por barulho: nesta situação, o distúrbio surge gradualmente e vai piorando ao longo da idade do cão e sem nenhuma razão aparente. Para outros cães, já aparece quando filhote e permanece pela vida inteira. Este problema pode ser agravado em casos de chuvas fortes onde há barulhos de trovões ou fogos de artifícios, por exemplo.
  • Falta de lazer e atividades: os cães precisam se entreter, seja por meio de caminhadas, brincadeiras com bolinhas, corridas, entre outros. Do contrário, podem desenvolver transtornos de ansiedade pela falta de distração e aumento do tédio.

Você também pode gostar

0 comentários